Como Preparar o Evento de Natal da tua Empresa?
Está a aproximar-se mais uma época festiva e queres aproveitar para fortalecer a união de grupo, mais do que apenas criar um momento de convívio. Pretendes também impressionar e criar aquelas memórias que vão ser relembradas durante todo o próximo ano? Para isso, deixamos-te algumas ideias de como faz-lo!
Primeiro, o que pretendes fazer?
Ideias há muitas, mas tens de te focar em criar um conceito que cumpra com os principais objetivos que tens, e simultaneamente conseguir criar uma experiência memorável. Para isso, é importante pensares em atividades que cumpram com o perfil do teu grupo. Idade, género, gostos, disponibilidade, entre outros. É giro inovar, mas a não ser que tenhas um grupo super irreverente, há pontos do evento que têm de ser “confortáveis” e ajustados para tornar o dia agradável.
E agora, por onde começar?
O primeiro passo será perceber onde vais realizar o teu evento (localização). Tens pessoas de diferentes pontos da cidade ou do país? Queres encontrar uma localização mais próxima para todos? Vais realizar atividades outdoor ou indoor? Queres um ambiente mais cultural, citadino ou de natureza? Estes são alguns dos aspetos que te irão dar uma primeira direção.
O que se segue?
Em quase todas as ideias há aspetos principais que nunca irão mudar, mesmo quando surgem alternativas. Aquele grande foco que temos e que queremos mesmo fazer. Poderá ser visitar um monumento, aderir a um workshop ou a uma prova de vinhos, criar um mistério a ser desvendado em grupo ou procurar situações de grande trabalho de equipa. Seja qual for a ideia principal, faz com que o planeamento seja pensado em torno dela. O local onde vão comer, aquela atividade extra para completar o dia ou o hotel onde vão ficar, devem surgir por consequência. Afinal, aquela é a tua prioridade.
Como preencher o dia?
Quando já tens noção de onde queres realizar o teu evento e qual o “main event”, é o momento de procurares tudo aquilo que envolve o local onde vão estar. Os melhores restaurantes, hotéis ou atividades da localidade, de que forma consegues tornar o dia mais confortável, fazendo com que não seja preciso pegar no carro assim que chegam ou onde podem começar/terminar para que logisticamente seja mais fácil para todos (exemplos).
Como trabalhar o espírito de grupo?
Há diferentes formas de trabalhares aspetos como comunicação, entreajuda, etc. Normalmente, uma pequena competição ou desafio são fundamentais. Seja através de um peddy paper ou de jogos de team building, workshops de culinária/bebidas ou atividades mais desportivas como padel ou bubble football. Todas elas permitem criar situações de desafio coletivo. Se conseguires conciliar mais do que uma atividade ou incluir um miminho, como uma degustação (exemplo), melhor!
Como Terminar?
Esta é a parte mais divertida. O momento de preencheres os buracos e pequenas atividades que o teu dia pode ter. Incluir uma banda/DJ e muita música, um photoboot, um tema ou acessórios de festa. Criar uma ideia gira para a entrega de premiações/ofertas de final de ano ou associar o resultado do teu dia a uma causa social.
Com a prática, vais começar a pensar mais “à frente” e antecipar alguns passos que por norma poderiam vir depois. O que interessa é montares uma ideia que agrade ao teu grupo, que seja exequível dentro do budget e tempo que tens (para organizar e concretizar no dia), e acima de tudo, que não seja super complicada. As pessoas por norma gostam de coisas simples e divertidas 😉 menos é mais!
Se precisares de ajuda, estamos deste lado. Prometemos criar uma experiência incrível e fazer com que o teu evento fique na memória de todos!
Gonçalo Oliveira
Fundador Push Forward
Produção de Eventos